Encontro estadual de secretários de saúde é realizado em Rio Branco

  •  Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre – COSEMS, presidido pelo secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, realiza nesta segunda (13) e terça-feira (14), no Palácio do Comércio, o encontro com gestores dos municípios acreanos. O Conselho, segundo o secretário, é uma instituição que faz mobilizações e articulações técnicas, com objetivo de fortalecer as gestões municipais na área da saúde.
Na pauta do encontro de dois dias, temas como gestão e utilização de recursos do Sistema Único de Saúde – SUS, Atenção Básica e Emendas Impositivas.
Oteniel Almeida, que preside a instituição desde o ano passado, destaca que um dos principais objetivos de sua gestão no Conselho é fortalecer a Saúde em cada município, evitando assim a circulação dos doentes de uma cidade para outra. “Se a Saúde de cada cidade funcionar bem, com relação ao atendimento e medicamentos, não tem porque os pacientes irem para outras cidades, como a capital Rio Branco”, cita Oteniel, ressaltando que no encontro serão feitos importantes esclarecimentos quanto a utilização dos recursos destinados à saúde.
 
Quatorze dos vinte e dois gestores municipais de saúde do Estado participam do evento. Para a secretária de Saúde de Mâncio Lima, que é administradora e técnica em enfermagem, “o COSEMS é um importante suporte que temos. O Conselho nos dá o norte de que tanto precisamos para elaboração de projetos e para gestão como um todo, e nos alerta para nossas responsabilidades. Encontros como esses são fundamentais para nós do interior”, conclui.
 
O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais – CONASEMS, Mauro Junqueira, foi o palestrante do tema "Ser Gestor e Fazer Gestão em Saúde". Ela ressalta que “é importante que cada gestor da área de saúde tenha a noção exata de sua responsabilidade e ações. Tanto o CONASEMS como o COSEMS estão à disposição dos gestores para que a saúde avance em todas as cidades”, conclui.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários