Eleitores faltosos têm até dia (02) para regularizar título



Quase 10 mil títulos ainda estão irregulares no TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) diz que 9.612 títulos de eleitor são passíveis de cancelamento em todo o Estado. Falta menos de um mês para o encerramento do prazo para regularização do título de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram a ausência no prazo legal.
Ainda segundo dados do TRE, a maioria é de Rio Branco, que soma 5.275 títulos, seguido de Cruzeiro do Sul, com 1.071 títulos pendentes. Entre os dias 2 e 31 de março, apenas 92 eleitores do total dos faltosos regularizaram a situação.
“Esse é um trabalho que a Justiça Eleitoral faz todo ano que não tem eleição na tentativa de manter os dados atualizados dos eleitores que não vêm comparecendo até cancelar aqueles que podem ser frutos talvez de uma fraude ou de um eleitor que já faleceu e não foi dado a baixa”, disse o diretor Geral do TRE-AC, Carlos Venícius Ribeiro.
O prazo para regularização termina no dia 2 de março e Ribeiro faz o alerta. “Aquele eleitor que não comparecer até o dia 2 de maio ele vai ter o título cancelado. É bom dizer que isso não vai impedir a vida do eleitor para aqueles atos da vida civil, como tomar posse nu cargo público, fazer matricula numa universidade federal, mas quando ele precisar disso ele vai ter que comparecer a Justiça Eleitoral. Ou seja, ou agora ou depois o certo é que uma hora esse eleitor tem que vir regularizar porque o voto no Brasil, como todos sabemos é obrigatório”.
Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao fórum eleitoral ou posto de atendimento de sua cidade, portando um documento oficial com foto, mediante o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por cada turno de eleição.
O TRE disponibilizou em seu site uma lista com o nome dos eleitores faltosos que podem ter o titulo cancelado caso não regularizem a situação.

Comentários