Prefeitura de Rio Branco realiza 5° seminário de formação em educação Emocional e social nas escolas do município


O prefeito Marcus Alexandre abriu nesta segunda-feira, 24, no Teatro Plácido de Castro, o 5º Seminário de Educação Emocional, que visa a sensibilização e formação inicial da metodologia Liga Pela Paz na rede municipal de educação. Ao todo, 9.311 alunos do Ensino Fundamental I e suas famílias já são beneficiados pela iniciativa. “Quero parabenizar a todos por este trabalho. Estamos começando o ano com mais um desafio histórico”, disse o prefeito aos professores, autoridades, gestores públicos e mobilizadores educacionais presentes no momento em que destacou que o trabalho dos servidores da educação tem elevado a qualidade do ensino na capital do Acre.
 
O senador Jorge Viana fez questão de comparecer ao Teatrão para ajudar no debate sobre o processo de inteligência emocional. E também agradeceu pelo trabalho dos educadores em todo o sistema de ensino e especialmente na educação emocional. “Vocês são a minha certeza de que estamos mudando a cultura das crianças com a educação emocional”, disse o senador. 
De 24 a 28 de abril cerca de 400 educadores da rede de ensino de Rio Branco estarão participando de mais este ciclo de formação. O programa de Educação Emocional e Social está presente nas escolas da capital desde 2013, onde aparece de maneira consolidada por meio da participação efetiva da comunidade escolar e das famílias dos educados. Em 5 anos de implantação, resultados positivos com o desenvolvimento da Educação Emocional e Social já são constatados. 
No ano de 2016, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEME) houve um aumento de 27% das habilidades sociais e emocionais para as crianças das escolas municipais. Percebeu-se, também, um aumento de 25% das habilidades acadêmicas, com alunos mais interessados e participativos nas aulas, e um aumento de 27% nas habilidades de autocontrole, com crianças menos violentas e aptas a lidar melhor com o desconforto. 

Comentários