Rio Branco : prefeitura segue construindo calçadas nos bairros


Ações e equipamentos que facilitam a mobilidade e acessibilidade são priorizadas na gestão do prefeito Marcus Alexandre, que segue em ritmo acelerado com a construção de calçadas em onze bairros de Rio Branco. Neste sábado, as 6h30 da manhã, ele vistoriou a calçada que é feita ao redor da Escola Lourival Sombra, no Tangará. "Desde que inauguramos o Barral y Barral, havíamos nos comprometido com a direção da Escola, em fazer essa calçada e a incluímos no projeto​que vai construir 5 quilômetros de calçadas em toda a cidade. Agora a comunidade da escola tem mais segurança para ir e vir”, esclareceu o prefeito.  
São 380 metros de calçadas que circulam a escola Lourival Sombra. O diretor Joseni Raulino, ressaltou que na Escola estudam 1.100 alunos, entre os quais há estudantes cadeirantes e com baixa visão. “Os pais e nós nos preocupávamos com esse trajeto, o que agora é superado. Agradecemos muito ao prefeito, que garantiu que faria e fez a obra”. 
Além do trecho ao redor da Escola, o Tangará ganhou mais calçadas, como nas Ruas 7 de Setembro, São Francisco, Edmundo Pinto, São Lázaro, Dourado, José Rodrigues e São José. Viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Léo de Brito, somados a recursos da Prefeitura, o Programa de Construção e Recuperação e de Calçadas 2017, vai garantir a construção de cinco mil metros de calçadas, em onze bairros da capital. O projeto prioriza áreas com grande movimentação e contempla pavimentação de calçada e meio fio em concreto e rampa de acessibilidade. 
A ação da Prefeitura objetiva garantir mobilidade e acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência e demais pedestres na capital. Desde que foi implantado, no ano de 2013, o Programa de Calçadas já viabilizou a construção de revestimentos, adequação de pisos e rebaixamento de meios fios com rampa em mais de 20.000m de passeios públicos, garantindo acessibilidade e segurança aos pedestres, principalmente àqueles com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários