Em janeiro, setor de comércio registrou alta de 0,7%, segundo IBGE (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
O volume de vendas do varejo registrou um crescimento de 1,8% no Acre durante janeiro deste ano em comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ainda na quinta-feira (30).
O Rio Grande do Sul foi o estado que teve o melhor desempenho, encabeçando o ranking, com um saldo de 11,7% no setor. Por outro lado, Roraima ocupou a outra ponta da lista, com perdas que chegaram a 16,8%.
Já levando em consideração o mês de janeiro de 2016, o comércio acreano teve uma diminuição de 3,4% nas vendas. Por isso, com os resultados, nos últimos 12 meses, o estudo apontou que o Acre tem um recuo acumulado de 8,4%.
No mesmo quesito, Santa Catarina ficou no topo do ranking, com aumento de 0,4% no volume de vendas. O Distrito Federal, por sua vez, contabilizou perdas de 20,9%.
Além disso, a pesquisa afirmou que a receita nominal em janeiro no Acre também teve um aumento, de 0,7%. No entanto, em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, a diminuição é de 0,4%.
Brasil
As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,7% em janeiro ante a dezembro, segundo a pesquisa. É o segundo mês consecutivo de queda. Em relação a janeiro do ano passado, o recuo é de 7%. No acumulado de 12 meses, a queda é de 5,9%, mantendo as taxas negativas desde maio de 2015.
O volume de seis das oito atividades pesquisadas tiveram queda, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-4,8%), combustíveis e lubrificantes (-4,4%), livros, jornais, revistas e papelarias (-1,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,1%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%).
Fonte: G1 Acre
Comentários