Cruzeiro do sul : secretária Municipal de Saúde divulga redução nos números do LIRAa


A Secretário Municipal de Saúde, Edir Clemente, divulgou o resultado do último Levantamento de Infestação Rápida do Aedes Aegypti (LIRAa) de Cruzeiro do Sul, que é o teste que analisa a quantidade de mosquito espalhado pela cidade. O levantamento, realizado no mês de maio, apontou uma redução, registrando o número de 2.15, além de diminuir também as localidades de risco, saindo de 15 bairros para oito.

O último LIRAa realizado em 2016 havia registrado o número de 3.31, caindo para 2.93 em março e reduzindo ainda mais neste último mês para 2.15. De acordo com o secretário de saúde, os números são resultados do trabalho realizado rotineiramente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de entomologia,  nos trabalhos de prevenção e combate ao mosquito. São inúmeros agentes colocados a disposição todos os dias, espalhados pelos bairros da cidade, orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.

“Desde quando o município tomou essa responsabilidade do controle da dengue, os números vêm caindo, e graças ao empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que vem trabalhando bairro a bairro as ações de  educação em saúde, os agentes entrando de casa em casa, e isso traz um reflexo positivo para o município”,  explicou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O prefeito abordou ainda a importância do envolvimento da população nesta luta pela redução do mosquito.
“O mais importante de tudo isso é que a população de Cruzeiro do Sul entendeu que não basta o poder público municipal tomar a frente, e a população vem entendendo, vem ajudando, vem colaborando e isso faz com que o município fique cada vez mais longe de uma nova epidemia”, finalizou Cordeiro.

Comentários