O Dia “D” de vacinação contra a Influenza acontece neste sábado, dia 13, nos postos de saúde da rede municipal, que estarão abertos durante todo o dia. A campanha foi lançada no dia 17 de abril pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, contemplando neste ano os professores como parte do público-alvo. Até o momento já foram vacinadas 60% das pessoas que fazem parte dos grupos de risco, sendo necessário atingir a marca de 95%, o que corresponde a 20.082 pessoas.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Edir Clemente, além dos educadores, a imunização é voltada para crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
As equipes da saúde levaram a vacinação para as creches da cidade, além de algumas instituições públicas, e moradores dos rios e ramais. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A única contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.
Comentários