Ppr :Aldejane Pinto.
A rádio estatal de Sena Madureira (Difusora AM) está fora do ar desde a última segunda-feira (12) com problemas técnicos no transmissor, localizado no bairro Bom Sucesso. O antigo aparelho responsável por enviar o áudio da emissora teria apresentado avaria numa peça tecnicamente denominada de válvula, ocasionando a interrupção do sinal.
No ar há 38 anos, a histórica Difusora não tem acompanhado às novas tendências oferecidas pelo ministério das comunicações, como migrar para o sistema FM, por exemplo. Opção aderida por várias rádios AMs do Amazonas e outros estados. Além disso, o governo do Acre deixou às diversas emissoras do sistema público de comunicação caducar no velho e ultrapassado sinal analógico, invés de investir em transmissores digitais, para oferecer uma melhor qualidade de áudio para seus ouvintes.
Vencido e funcionando precariamente, o transmissor da Rádio AM de Sena Madureira tem apresentado diversos problemas nos últimos anos, e há dois dias voltou a parar de funcionar. Com o governo em fase de transição, é bem provável que a rádio termine o ano fora do ar, caso não haja uma providência nos próximos dias.
Segundo consta, a manutenção só é possível via Rio Branco, de onde deverá vir uma válvula substituta, mas não há previsão para que isso ocorra. O sistema de rádio AM tem potência para chegar a lugares distantes, tais como as comunidades rurais, ao contrário das rádios FMs que têm um raio de alcance mais limitado.
Comentários