Cruzeiro do Sul : com mais de 13 metros , Rio Juruá já atinge cinco bairros

Com mais de 13 metros, Rio Juruá já atinge cinco bairros em Cruzeiro do Sul

Por Mazinho Rogério, G1 AC — Rio Branco


Essa é a terceira vez que o rio transborda nos últimos quatro meses. Ao todo, 15 famílias ainda estão em aluguel social por conta do município

Com mais de 13 metros, Rio Juruá já atinge cinco bairros em Cruzeiro do Sul — Foto: Mazinho Rogério/G1
Ao menos cinco bairros de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, estão com ruas alagadas devido a cheia do Rio Juruá que continua em elevação. Nesta quinta-feira (14), o manancial atingiu a cota de 13,40 metros e a Defesa Civil monitora diariamente as áreas afetas pela enchente.

Nos bairros mais baixos da cidade, centenas de casas estão com a água invadindo os quintais. Muitas moradias estão com água a poucos centímetros para atingir o assoalho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, nesta nova cheia, até esta quinta-feira, apenas uma família precisou deixar sua casa.

“Essa família só foi retirada de sua casa, porque mora em uma área muito baixa e não tinha como permanecer, pois a água já tinha invadido a casa”, disse Lima.

Outras 15 famílias ainda estão em aluguel social por conta do município, pois não tiveram como voltar para suas casas devido as cheias anteriores. Esta é a terceira vez que o rio Juruá transborda e causa prejuízos aos moradores nos últimos quatro meses.

Em novembro de 2018, a enchente desabrigou 19 famílias. Em fevereiro deste ano, 123 famílias foram removidas das áreas alagadas, e mais de 3 mil famílias foram desalojadas.

“Nesse momento não foi necessário remover mais famílias porque aquelas que moram em áreas mais baixas ainda não voltaram para casa. Agora, se o rio subir mais 10 cm, precisaremos retirar muitas famílias”, afirma o coordenador.

Comentários