Por Rafael Miotto, G1
A Honda registrou a patente da renovada CB 500F no Brasil, e a expectativa sobre a chegada do modelo atualizado ainda em 2019 aumenta. Documentos do Instituto Nacional de Propriedade (Inpi) mostram a moto, que já está à venda no exterior, com seu novo desenho.
As patentes são feitas no país por motivos de segurança da propriedade intelectual, mas isso quer dizer que os modelos serão vendidos no mercado brasileiro. Outros registros recentes foram CB 650R e Suzuki Katana.
Mesmo sem uma confirmação oficial por parte da Honda, a renovação da CB 500F deve acontecer naturalmente no mercado brasileiro também. O atual modelo continua a venda por R$ 25.390, com freios ABS de série.
Além dela, a Honda também registrou a patente da CBR 500R atualizada, a integrante mais esportiva da "família 500". Mas, nesse caso, o modelo acabou de sair de linha no Brasil e não é esperado que retorne imediatamente.
A variante aventureira, CB 500X, ainda não foi registrada, mas também deve ser atualizada no Brasil em breve. A montadora afirmou recentemente que focará seus esforços da família 500 nas opções "X" e "F", que são os modelos de maior sucesso.
Visual mais 'agressivo'
Nesta atualização, a CB 500F ficou mais encorpada e recebeu um desenho mais radical.
O farol dianteiro recebeu novos recortes em seus invólucros plásticos, e as carenagens laterais do tanque foram redesenhadas, além de ganhar a cor cinza, o que lhes deu mais destaque.
Outro detalhe visual está no motor, que agora passa a ter a coloração cobre.
Veja como ficou a nova CB...
...e como ela era
Motor com mais força em baixas rotações
Mantendo como base o mesmo motor de 2 cilindros e 471 cc, a Honda introduziu ajustes que o deixaram com mais força em baixos e médios giros, mas sem mexer na performance geral. Ainda não há informações se os números de desempenho serão alterados no Brasil.
No atual modelo vendido no mercado brasileiro, a CB 500F chega a 50,4 cavalos de potência e 4,55 kgfm de torque. Outra novidade está na embreagem, que passa a ser assistida, com acionamento mais leve, e ter sistema anti-deslizante - isso evita o travamento das rodas em reduções bruscas de marcha.
Para completar, o modelo recebeu novo painel de LCD e luzes de posição de LED.
Comentários