Coronavírus: Referência no atendimento para casos de civid_19 , UPA do 2° Distrito faz até 30 testes por dia em Rio Branco


Kits são enviados do Lacen diariamente para a UPA e o PS de Rio Branco.

Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco
Diariamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, que é ohospital de referência no atendimento de Covid-19 na capital acreana, faz até 30 testes para diagnosticar casos do novo coronavírus. Até esta quinta-feira (26), o Acre tem 23 casos da doença confirmados.

Além da UPA, os testes são feitos também no Pronto-Socorro de Rio Branco. Porém, a quantidade de coletas é bem menor ou inexistente em alguns dias, segundo a gerência de assistência da unidade.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que diariamente são enviados, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), 30 kits de testes para a UPA e o PS.

Ao G1, a coordenadora da UPA, Maria Auxiliadora Vitorino, disse que a mesma quantidade de kits é solicitada ao Lacen diariamente, mesmo que os kits do dia anterior não tenham sido todos usados.

“Existem outros fatores e doenças que usamos para fazer coletas. São de 20 a 30 coletas por dia. Esses kits saem do Lacen, que vai disponibilizando os testes conforme a gente precise. Só fazendo em que há necessidade, teve critério vamos fazendo”, explicou.

Novos kits

A Sesacre afirmou que cerca de mais de mil kits devem chegar ao Acre na próxima terça-feira (31). Sobre a quantidade de testes em estoque, o Lacen garantiu que tem em torno de 200 kits.

Em todo estado, a Saúde acredita que já tenha feito 500 testes em pessoas que procuraram as unidades.

Quem precisa fazer teste?

Pessoas que chegaram de viagem nos últimos 14 dias e que apresentarem febre ou mais dois sintomas da doença;Pessoas que tiveram contato próximo com pacientes infectados com o novo coronavírus e também tiverem febre ou mais algum sintoma;Também pode buscar uma unidade de saúde para fazer o teste a pessoa que teve contato em casa, nos últimos 14 dias, com casos confirmados de Covid-19 e também apresentarem algum sintoma.

Comentários