Levantamento põe Acre na 14° posição em transparência de dados sobre coronavírus

Levantamento põe Acre na 14ª posição em transparência de dados sobre coronavírus

Da redação ac24horas
O levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, põe o Acre na 14a posição no ranking de transparência sobre a Covid-19 entre os Estados, com nível “baixo” de informação acerca das ações da pandemia.

Esse estudo diz que 90% dos estados, incluindo o governo federal, ainda não publicam dados que permitam acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país. O Brasil registrou seu primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020.

Apenas Pernambuco conta, atualmente, com um nível alto de transparência (com 81 pontos de um total de 100, pelos critérios da avaliação). Em seguida, Ceará (69) e Rio de Janeiro (64) também apresentam bom nível de informações, embora ainda haja pontos importantes a melhorar. O Acre obteve 14 pontos.

Mas a situação do Acre é bem que vários outros Estados. Onze deles, por exemplo, ainda precisam avançar muito na publicação de dados e foram considerados “opacos” com relação à Covid-19 – o nível dessa categoria vai de 0 a 19 pontos. O último lugar é ocupado pelo vizinho Estado de Rondônia.

Chama a atenção a ausência de informações sobre testes disponíveis nos Estados: na data de coleta das informações, apenas um dos 28 entes avaliados informava esse dado. Outro dado relevante, ausente na divulgação deste estudo, é a taxa de ocupação de leitos: nenhum Estado informou à OKBR quantos leitos (sobretudo de UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível.

Comentários