Sobre o caso de um preso infectado na Fic


O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:
1. No início da noite do sábado, 18, o Iapen recebeu a notícia oriunda da Vigilância Epidemiológica de que um detento testou positivo para coronavírus. Trata-se de um reeducando de 34 anos de idade que se encontra no recluso desde 2018.

2. O detento é oriundo do pavilhão A do Complexo Penitenciário de Rio Branco, mas cumpria período de isolamento no pavilhão Q, desde a última quinta-feira, 16, por ter sido considerado caso suspeito de Covid-19.

3. O detento se encontra no Complexo Penitenciário de Rio Branco em cela individual e isolado dos demais presos do sistema, sendo devidamente acompanhado pelas equipes de saúde do Estado.

4. Anterior ao recebimento do resultado do exame, o preso esteve em contato com outros 26 detentos, sendo que 7 destes foram encaminhados juntamente com ele ao atendimento médico e exame laboratorial e permaneceram em isolamento no pavilhão Q. Os outros 19 também já foram devidamente transferidos da cela de origem no pavilhão A para o isolamento preventivo no pavilhão Q.

5. Os detentos identificados passarão por todas as avaliações médicas necessárias e exames laboratoriais que por ventura forem solicitados pelos profissionais de saúde.

6. Os familiares foram informados a respeito da situação de saúde do preso que recebeu resultado positivo por meio da equipe técnica do presídio e também receberão as informações referentes à evolução do quadro do paciente sempre que este for atualizado.

7. O Iapen esclarece que, neste momento de pandemia de Covid-19, a saúde dos presos e servidores do Sistema Penitenciário é prioridade. Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de resguardar a população carcerária do avanço da contaminação no ambiente prisional.


Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen

Comentários