Novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é descoberto na China
Como se não bastasse o coronavírus, que há mais de seis meses causou uma pandemia mundial ainda não resolvida, um novo vírus foi descoberto recentemente na China. Nomeado de G4, ele se espalhou pelo país sendo carregado por porcos e, segundo pesquisadores, tem potencial para criar uma nova pandemia.
O novo vírus, na verdade, é uma modificação genética do H1N1, vírus que causou a pandemia de gripe suína em 2009. Cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, junto com pesquisadores de universidades, consideraram que o G4 tem "todos os marcos essenciais para se tornar facilmente adaptável para infectar humanos".
O vírus foi descoberto em 2016, em meio a uma pesquisa que ocorreu entre 2011 e 2018, com cerca de 30 mil porcos em abatedouros da China. 179 vírus para gripe suína surgiram nos resultados e o G4 se destacou por seu potencial pandêmico.
Porém, embora tenha potencial para criar uma nova pandemia, os pesquisadores alegaram que o G4 não é uma ameaça iminente, já que, apesar de já ter sido confirmado que pode passar de animais para humanos, não há confirmação de que pode passar de humano para humano, como o coronavírus.
O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, em tradução livre), publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Do portal UOL
Comentários