NO AC, PREÇO DE PRODUTOS E ALIMENTOS DEVEM FICAR ATÉ 6% MAIS BARATO COM PONTE SOBRE O RIO MADEIRA

NO AC, PREÇO DE PRODUTOS E ALIMENTOS DEVEM FICAR ATÉ 6% MAIS BARATO COM PONTE SOBRE O RIO MADEIRA Previsão dos empresários do Acre é de que os produtos e alimentos fiquem mais baratos com a conclusão da ponte do Abunã, que vai ser inaugurada na sexta-feira (7) com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Por : Aline Nascimento Elderico Silva*, Do G1 AC
Com a finalização da ponte sobre o Rio Madeira, que liga o Acre ao estado de Rondônia, o transporte de alimentos e materiais para o estado acreano deve ficar mais barato. A expectativa do setor da indústria é de haja uma economia de 5% a 6%. As previsões são da Federação das Indústrias do Acre (Fieac). Segundo a presidência da federação, a integração reflete diretamente na economia acreana. Além disso, com a construção da ponte do Abunã, todos os setores devem ser influenciados pela redução de custos no transporte entre os estados. Até então, o transporte só é feito por meio de balsas e, por isso, os custos aumentam. As taxas para atravessar o rio na balsa podem chegar a R$ 290, dependendo do veículo. “Quando você contratava um frete vindo do Sul do país para o Acre sempre colocavam um custo a mais como se fosse um risco porque quando você vem para em um local desabitado corre risco de vândalos. Então, isso aumentava no seguro do transporte. Acredito que, de imediato, vamos ter uma expectativa de 5% a 6% de redução. Mas, isso não agora, como falei, mais para frente", destacou o presidente da Fieac, José Adriano. A inauguração da ponte está prevista no dia 7 de maio em uma cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A estrutura que tem 1,5 km de extensão foi projetada em 2014 e fica na região do Abunã, em Porto Velho, e o acesso é pela BR-364. Apesar de a estrutura ter sido construída no território rondoniense, uma das cabeceiras da ponte é conhecida como “lado do Acre”. Antes de chegar ao estado acreano, o motorista percorre os distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, extrema e Nova Califórnia, todos de Porto Velho. Custos Além dos custos com a travessia na balsa, também era considerado o tempo de viagem. Os períodos de seca e cheia do Rio Madeira tornavam mais caro o preço de produtos importados. O Acre chegou a ficar isolado via terrestre do resto do país em 2014. As águas do manancial alagaram um trecho da BR-364 impendido a passagem de veículos. Segundo um levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tomando por base o número de veículos no eixo da BR-364 entre Porto Velho e Rio Branco, a ponte vai receber um fluxo previsto superior a mil veículos por dia, com 60% desse percentual de caminhões e carretas. A área da construção civil é outra favorecida com o acesso pela ponte. Segundo a Fieac, 95% dos insumos do Acre são importados e o cimento já ficou mais caro no estado por conta do transporte. “Quando a gente tem o isolamento nos períodos de seca e cheia do Rio Madeira, sempre tivemos um problema a mais com parte de insumos com produção a partir de Rondônia. Então, temos lá o cimento que encarecia demais durante esse período, natural em função do peso, a BR tem um limite também”, frisou Adriano. Redução no preço dos alimentos Outro setor que ganha com a integração é o do ramo alimentício. De acordo com a Associação de Supermercados (ASA), cerca de 90% dos produtos consumidos no Acre vêm de outros estados, inclusive, de Rondônia. Produtos de hotifruti e industrializados, como óleo de soja, são importados de outras regiões do país. Do total do preço do arroz, por exemplo, 40% representa o valor do frete. Com o fim das taxas cobradas na balsa, o transporte de mercadorias para o Acre deve ficar mais barato. A longo prazo, segundo a ASA, essa economia deve chegar até o consumidor. “Certamente, isso será contabilizado em três, quatro, cinco meses, aí para frente. Mas, pelo menos agilidade, isso vai ser um reflexo muito positivo. Hoje temos, por conta desse transporte, têm que passar pela balsa, acabamos tendo um atraso no transporte das cargas que vêm para o Acre. Acredito que o impacto é significativo no frete, e quanto mais você puder minimizar esse frete vai fazer com que o preço fique mais competitivo”, diz Adem Araújo, presidente da ASA. Dados da Associação Comercial, Industria e Serviços Agrícolas do Acre (Acisa) apontam que a obra vai trazer uma economia em média de R$ 3 milhões por mês, somente com a travessia de transporte. Diariamente, são gastos cerca de R$ 100 mil com a travessia de mercadorias. O consumidor acreano já está na expectativa para ver a redução no preço dos produtos. “No Acre, pelo visto, o consumo aqui é um dos mais altos do Brasil. Com esse transporte barateando, deve reduzir também o nosso custo de produtos”, opinou a autônoma Sueli Colombelli.

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