- Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e a Prefeitura de Rio Branco lançaram nesta quarta-feira, 25, na policlínica Barral y Barral, a cartilha “Todos contra o mosquito”. A iniciativa é um esforço do setor produtivo para colaborar na prevenção das doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Elaborada pelo Conselho Nacional do SESI, a cartilha segue as diretrizes da Campanha Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. O conteúdo traz informações para ajudar a identificar o mosquito, sintomas das doenças, e orienta quanto aos cuidados de prevenção. Para o lançamento no Acre foram impressos 17 mil exemplares que serão distribuídos entre unidades do sistema FIEAC e postos de saúde de Rio Branco, além de escolas municipais e estaduais. “É a nossa contribuição para ajudar as prefeituras nas ações de combate ao mosquito”, destacou o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro.
O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da adesão do setor produtivo às ações do poder público. “O material vai nos ajudar muito. Vamos nos empenhar em fazer chegar às mãos de quem precisa”, disse Marcus Alexandre ao agradecer o empenho dos agentes de saúde no trabalho de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.
Na capital, a cartilha será distribuída pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. “É um material fácil de ler, bonito, explica tudo direitinho e vai ajudar nosso trabalho de conscientizar quanto aos riscos que a gente pode estar exposto”, ressaltou a agente comunitária de saúde da Vila Custódio Freire, Marineide Lima.
As ações de combate ao Aedes Aegypti em Rio Branco ocorrem durante todo o ano e são intensificadas no período de chuvas quando é maior o risco de proliferação do mosquito. Além do trabalho educativo, as equipes atuam na identificação e controle das larvas. Desde o lançamento da Ação de Inverno, no último dia 02 de janeiro as equipes que integram as frentes de combate já visitaram 120 mil domicílios. O índice de infestação predial é em torno de 5%. “A ação iniciada em janeiro nos mostra que ainda há risco e não podemos descuidar. Precisamos chamar a atenção para o cuidado com as caixas d’águas, pequenos recipientes, lixo ou entulho que podem servir de criadouro. A cartilha lançada hoje vem fortalecer a ação estratégica da Prefeitura no esforço de garantir saúde e qualidade das pessoas”, disse o secretário de Saúde, Oteniel Almeida.
A solenidade de lançamento da cartilha “Todos contra o mosquito” contou com a presença da vice-prefeita Socorro Neri, da superintendente da FIEAC, Gisélia Belmina, e industriários.
O resultado do combate ao mosquito em Rio Branco
Em 2010, foram confirmados em Rio Branco, 32.422 casos de dengue. Em 2011, foram 17.811. Já em 2012, foram 1.729. No ano seguinte, 2013, o número caiu para 1.290. Em 2014, caiu mais ainda, chegando às 565 confirmações. Em 2015, 397 casos da doença foram confirmados e em 2016, foram 573 casos da doença. Na primeira quinzena de janeiro de 2017, foram notificados 55 casos, dos quais cinco confirmados. Nenhum caso de Zika foi registrado.
A redução nos números de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes é resultado do esforço iniciado pelo então prefeito Raimundo Angelim e intensificado na gestão de Marcus Alexandre. Atualmente as ações de prevenção e combate ao mosquito envolvem mais de mil pessoas, entre servidores da Saúde, agentes comunitário e trabalhadores da SEMSUR. Nos próximos dias, o trabalho receberá o reforço de homens do Exército Brasileiro.
Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti/Asscom
Fotos Marcos Vicentti/Asscom
Comentários