Governo investe R$ 500 mil no combate a malária em Mãncio Lima


 Para fortalecer as ações de combate à doença, o governo do Estado assinou na manhã deste sábado, 28, um Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Mâncio Lima. O montante de R$500 mil reais será utilizado para contratação de pessoal, reparos, manutenção de viaturas, entre outros.  Em Mâncio Lima, somente neste mês, já foram registrados 970 casos de malária, ou seja, 32% a mais do que o número contabilizado no mesmo período no ano passado.

“A gente está encontrando muitas dificuldades, dede a parte financeira, a malária que está em alta no nosso município, e nós fomos a Rio Branco e pedimos a colaboração do Governo do Estado”, contou a secretária de saúde Irlene Bandeira.

A expectativa é que com a intensificação das ações, a região registre redução de 20% nas notificações de malária ainda no primeiro semestre de 2017. Foi o que informou o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros.

“Hoje o estado está dando uma parcela a mais, e pretendemos reduzir esses casos de malária até o fim do primeiro semestre”, enfatizou.

A representando da governadora em exercício Nazareth Araújo, a assessora Especial do gabinete civil, Suely Melo, enfatizou que a população tem que ser aliada da gestão para evitar que a situação se agrave ainda mais.

“Nós estamos aqui conversando com a sociedade civil organizada, para dividir também um pouco dessa responsabilidade. O combate a endemias só pode ser feito em parceria”, falou.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, agradeceu o apoio recebido pelo governo estadual e, disse que a ajuda chega em um momento oportuno.

“É muito importante a presença do governo do estado , e nós vamos está combatendo esse mosquito para o povo sentir-se mais seguro”, finalizou.

Com informações de Erisney Mesquita

Comentários