Internet Social de Rio Branco é sucesso total e número de usuários cresce 179℅ nos primeiros dias de funcionamento
O programa Internet Social, que disponibiliza sinal de internet gratuitamente em espaços públicos do município, é sucesso absoluto de adesão e apenas nos primeiros dias de funcionamento alcançou a marca de 5.969 usuários cadastrados. Pela Internet Social, ou programa Rio Branco Digital, as pessoas podem navegar por meia hora, esperar uma hora e depois voltar a acessar a net por mais meia hora – sem pagar nenhum centavo. Esse serviço está disponível no Terminal Urbano, Terminal de Integração da UFAC, Terminal de Integração do Adalberto Sena, Praça da Revolução e Rodoviária. O sinal é por rádio.
É possível conferir a satisfação dos usuários nos pontos onde o sinal foi liberado. No Terminal Adalberto Sena, por exemplo, o consultor financeiro João Pedro da Silva equaciona o tempo de integração do ônibus para o Terminal Central com o bônus de meia hora da Internet Social. “Estou usando faz tempo. O sinal é bom, a velocidade é boa”, aferiu ele. Há também os iniciantes, como o educador social do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Luiz Moreira Leitão, que foi encontrado no Terminal da UFAC recebendo instruções de Marcos Aurélio, coordenador daquela unidade. “Sempre que tenho oportunidade dou uma forcinha pro pessoal fazer o cadastro”, disse Marcos. “Eu estava querendo mesmo fazer o cadastro. Ouvi dizer que o sistema é bom mesmo”, declarou o educador do SENAI.
A Internet Social começou a funcionar em caráter experimental no dia 9 de dezembro de 2016 e o programa foi lançado oficialmente pelo prefeito Marcus Alexandre no dia 18 de janeiro de 2017. A Internet Social de Rio Branco utiliza o conceito de hotspot, uma nuvem de sinal da rede mundial de computadores em espaço restrito. “O número de cadastros está dentro do esperado”, disse Mafran Oliveira, diretor do Departamento de Modernização da Gestão e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio Branco.
Ás 10 horas do dia 27 de janeiro de 2017 havia um total de 5.969 usuários cadastrados. Antes do lançamento oficial, existiam 2.139 usuários cadastrados. Após o lançamento até esta segunda-feira, 30, registrou-se um número de 3.830 cadastros, que representa um aumento de 179 % de novos usuários em poucos dias.
Por dia havia uma média de 56 cadastros até o dia 17 de janeiro de 2017. Após o lançamento, a média passou a ser 414 cadastros ao dia. A velocidade do acesso é vista como excelente pelos usuários. Pudera, estão atualmente reservados 50 mbps (megabyte por segundo) do link de dados da Prefeitura de Rio Branco para a Internet Social e há também o limite de 1 mbps por dispositivo para garantir uma velocidade razoável a todos os usuários conectados.
A velocidade média consumida diariamente é de 10 mbps simultaneamente. O volume de dados consumidos no período de 12 à 27 de janeiro de 2017 chegou a 483,63 GB. Destes, 417,41 GB foram de download e 66,23 GB de upload.
Ao longo do dia o maior período de consumo de dados é invariavelmente à noite, entre 19h e 21h: em penas 3 horas registra-se média de consumo de 10 GB de dados, entre download e upload. Durante o dia, o maior consumo foi registrado no período da tarde entre 13h e 15h, com 6,4 GB de dados baixados e enviados.
Nos pontos de Internet Social, conforme se viu, as pessoas pedem ajuda dos agentes de trânsito para fazer a primeira conexão. A dona de casa Natacha Albuquerque não tem plano privado de internet e pediu ajuda da cobradora Beatriz Barbosa, que trabalha no Terminal Adalberto Sena, para cadastrar-se na Internet Social. Ela mora no Tancredo Neves. “Achei rápido”, disse ela com o filho Gabriel, de apenas um mês, no colo.
Informações, entretenimento e conexão com o mundo
Pela Internet Social, o site mais visitado diariamente é o www.riobranco.ac.gov.br com 35% dos acessos totais. O Instagram é outro site mais acesso com 10,5%, seguido do domínio da Samsung 8,1%. O site da empresa de compra e vendas OLX (olx.com.br) também é muito visto, representando 3,5 % dos acessos.
Os comerciantes dos espaços públicos onde há o sinal estão bastante satisfeitos. “Apoiamos mais este esforço do prefeito Marcus Alexandre em assegurar internet gratuita para as pessoas. No Terminal Urbano, onde tenho forte presença, vejo as pessoas podendo informar-se, entreter-se e conectar-se ao mundo enquanto aguardam o ônibus”, disse o vereador Juruna, que representa o Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (SINCAFE), em boa parte grande beneficiários do programa no Terminal Urbano.
Tecnologia a serviço do cidadão
Além da expansão da rede de fibra ótica para nada menos que 95% das secretarias municipais e a aquisição de um servidor cluster com nada menos que 58 núcleos de processamento das informações ajudaram a quadruplicar a capacidade de processamento. O sinal da internet nos órgãos públicos de Rio Branco está se elevando de 100 megabytes para 1 terabyte com a rede de fibra ótica. Essa rede tem redundância e dificilmente um órgão municipal viverá algum tipo de apagão na internet.
Aplicativos CittaBus e Moovit que oferecem informações sobre o transporte coletivo, percursos, previsão de chegada estão entre as inovações, além do app Estacionamento Rotativo que oferece alternativa para o pagamento online da tarifa de estacionamento. Inclui-se a modernização dos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC) e implantação do CAC Rodoviária, possibilitando mais de 492 mil atendimentos no período de 2013 a maio de2016. O prontuário eletrônico avança nas unidades de saúde, e para os próximos meses a proposta é que os usuários possam acessar seus exames a partir de qualquer computador, onde quer que esteja, utilizando apenas uma senha cedida pela unidade onde coletou o material.
Recentemente, o prefeito Marcus Alexandre lançou o Portal do Cidadão, em que o usuário pode realizar via internet 77 serviços e subserviços. O portal pode ser acessado pelos endereços eletrônicos portalcidadao.riobranco.ac.gov.br e, por meio do site da Prefeitura de Rio Branco, www.riobranco.ac.gov.br.
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/Asscom
Fotos Fagner Delgado/Asscom
Comentários