Rio Juruá atinge cota de transbordamento e famílias são removidas de residências



O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), chegou à marca de 13,18 metros na manhã desta segunda-feira (16), atingindo a cota de transbordamento.  Pelo menos duas famílias já foram removidas do local no último domingo (15), pelo Corpo de Bombeiros. Na manhã desta segunda-feira (16) o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil realizaram uma nova vistoria atendendo outras solicitações.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, Coronel Marcelo Araújo, o rio Juruá, em Thaumaturgo, subiu quase dois metros, e a tendência é de elevar o nível também em Cruzeiro do Sul nos próximos dois dias.

“Sabemos que o rio vai ficar esses dois dias estabilizados, e começa a encher novamente depois de amanhã, então a previsão é que continue com alto volume”, enfatizou o comandante.

As duas famílias retiradas das residências são da Boca do Môa e Várzea. Segundo Coronel Araújo, elas serão alocadas em outros locais, através do aluguel social disponibilizado pela prefeitura.

“Tudo depende da evolução das águas do rio Juruá. Se o rio chegar a mais de 14 metros teremos uma cheia de grandes proporções. No primeiro momento a prefeitura vai trabalhar com aluguel social, na expectativa de que o rio não venha a subir muito suas águas, mas se vier a se configurar essa grande enchente, esse ano a solução é partir para o abrigo temporário. Inclusive solicitei a construção de 70 abrigos sociais no Ginásio Alailton Negreiros”, explicou.

Com informações de Erisney Mesquita

Comentários