A maior marca já registrada foi de 14,18 metros. Quase 2000 pessoas já precisaram ser retiradas de suas residências
Foto: Edson Ferandes
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu a marca de 14,15 metros, em uma medição realizada por volta das 9h desta terça-feira (31), faltando apenas três centímetros para alcançar a marca histórica da maior enchente já registrada em Cruzeiro do Sul, de 14,18, que aconteceu em 1995. Mais de 8 mil pessoas da zona urbana e rural, estão sendo afetadas pela enchente direta ou indiretamente, de acordo com dados da Defesa Civil . Até o momento já foram retiradas de suas residências 1904 pessoas de 425 famílias.
No inicio da enchente as famílias estavam sendo alocadas em casas alugadas, através do aluguel social oferecido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura. Com a subida repentina das águas foi necessário construir abrigo social. 49 famílias estão recebendo atendimento no Ginásio Alailton Negreiros, e outras 18 na Creche do Narí do Môa, totalizando 67 famílias em abrigos. As outras 358 famílias estão em aluguel social ou em casa de familiares.
Na manhã desta terça-feira a Governadora em exercício do Acre, Nazaré Araújo (PT), acompanhada do prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro (PMDB), participaram de uma reunião na sala de situação da Defesa Civil, no quartel do Corpo de Bombeiros, em seguida seguiram por uma vistoria nos bairros alagados pelo Rio Juruá e Môa e visitaram as famílias nos abrigos.
Por Vanísia Nery
Comentários