"Adeus Tota ": Família confirma falecimento de ex-prefeito de Cruzeiro do Sul João Tota



O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-deputado federal, João Tota Soares de Figueiredo, 76 anos, morreu no final da manhã desta quarta-feira (12), em São Paulo. O político, que residia em Cruzeiro do Sul, lutava contra um câncer no sangue (Leucemia)
(Tota com sua esposa Maria Vitória e seus filhos Tibério, Ítalo e Tota Filho)

O falecimento do ex-prefeito foi confirmado pelo seu primogênito Tibério Medeiros

Embora ainda não tenha sido definida a data do velório, o sepultamento será em Cruzeiro do Sul (AC) – cidade na qual Tota afirmava ser filho.

BIOGRAFIA

João Tota Soares de Figueiredo (Teixeira, 20 de outubro de 1940) é um engenheiro agrônomo e político brasileiro que foi deputado federal pelo Acre. Filho de Luís Furtado de Figueiredo e Gregória Simões Ribeiro. Aluno da Universidade Federal da Paraíba formou-se em Agronomia em 1967 e no ano seguinte migrou para o Acre onde trabalhou em Rio Branco fixando-se depois em Cruzeiro do Sul. Casado com Maria das vitórias, pai de três filhos, Tibério, Italo e João Tota Filho. Foi nomeado prefeito pela ARENA em 1975 visto que a cidade era considerada área de segurança nacional pelo Regime Militar de 1964 e manteve-se no cargo até a eleição direta de seu sucessor em 1985 quando já estava filiado ao PDS sendo derrotado na eleição para senador em 1986.

Sua gestão como prefeito de Cruzeiro do Sul permitiu sua eleição como deputado federal em 1990 votando a favor do impeachment de Fernando Collor em 1992. Suplente na eleição seguinte, foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem no governo Orleir Cameli até que a renúncia de João Maia o levou a ser efetivado em 23 de maio de 1997 sendo reeleito em 1998 e efetivado após o pleito de 2002 quando a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Narciso Mendes. Exceto por uma passagem pelo PL sempre esteve ligado a partidos derivados da ARENA até ingressar no PTB. Secretário de Relações Institucionais no governo Jorge Viana, suas incursões políticas mais recentes foram as derrotas na eleição para deputado federal em 2006 e na eleição para vice-prefeito de Cruzeiro do Sul em 2008 na chapa de Zila Bezerra.

Comentários