Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da CNC aponta aumento na intenção de consumo das famílias

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 77,8 pontos em abril de 2017, em uma escala de 0 a 200, e o aumento é de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o assessor da presidência para assuntos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Alex Barros, os resultados demonstram a trajetória de alta confiança do consumidor.
O estudo avaliou, também, o componente Nível de Consumo Atual, que obteve a primeira variação positiva anual após duas quedas consecutivas. Além disso, o item Perspectiva de Consumo, também averiguado, apontou aumento de 0,6% em relação ao mês anterior.
Barros relembra que o índice de confiança do consumidor divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia referente ao mês de março chegou a 83,5 pontos percentuais. “Alcançando o maior nível desde dezembro de 2014”, explica. O assessor pondera que alguns fatores foram preponderantes para que esse crescimento acontecesse. “Como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação dos recursos de contas inativas do FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] que podem, ainda, levar a uma alta mais consistente das variáveis responsáveis por medir a situação corrente dos consumidores”.
O estudo da CNC também aponta que a avaliação das famílias em relação ao emprego atual teve a terceira variação mensal positiva consecutiva, acima da zona de indiferença (de 100 pontos), com 108,7 pontos. “A estabilidade dos empregos, que proporciona a renda e o planejamento para compra, além da tímida retomada nas contratações, é uma grande ajuda para o atual cenário econômico”, reflete o assessor.
Barros, porém, relembra que o crédito ainda encontra-se contingenciado. “E a expectativa para o consumo de bens duráveis ainda é negativa”, finaliza.

Comentários