Quatro municípios do Acre comemoram aniversário nesta Sexta-feira (28)


Outros seis municípios foram fundados no mesmo dia, mas decidiram mudar a data do aniversário. Historiador diz que escolha fica a critério das cidades e pode ser modificada por lei.
Bujari, Capixaba, Santa Rosa do Purus e Jordão comemoram aniversário em 28 de abril


Os municípios de Bujari, Capixaba, Santa Rosa do Purus e Jordão comemoram aniversário na data de 28 de abril, todos foram fundados em 1993, exceto por Jordão, que foi fundado em 1992. Além deles, os municípios de Epitaciolândia, Porto Acre, Rodrigues Alves, Acrelândia, Marechal Thaumaturgo, Acrelândia foram fundados em 28 de abril de 1992, mas optaram por escolher outras datas para fazer a comemoração.

O historiador Marcus Vinícius explica que toda cidade tem o direito de definir a data do seu aniversário e isso é uma atribuição do próprio município feita através dos poderes Legislativo e Executivo que propõem uma data que passa a valer após ser sancionada pelo prefeito.

Como exemplo, Vinícius cita o município de Porto Acre que foi elevado a categoria de município em 1976, então deveria ter a mesma data de criação de Senador Guiomard, que é da mesma ‘leva’ de cidades. Entretanto, a gestão municipal escolheu comemorar o aniversário em 24 de janeiro de 1903, data em que os bolivianos foram vencidos definitivamente pelos brasileiros no combate de Porto Acre marcando o fim da Revolução Acreana.

“Por conta disso, as datas de aniversário das cidades acreanas é ‘seribolo’ doido. Cada uma tem um critério diferente. Ou seja, por essa data, 24 de janeiro de 1903, Porto Acre tem 114 anos, mas o município só foi criado em 1976, daí se tira a confusão que é isso”, explica.
Porto Acre decidiu mudar data de aniversário para homenagear Revolução

Vinícius destaca que os cinco municípios mais antigos do Acre foram criados em 1913, são eles: Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Ele explica que no final da década de 30, entre 1937-1938, foram criados Feijó e Brasileia.

Ainda segundo o historiador, na época da constituinte do Acre, em 1963, eles previram a criação de vários outros municípios, mas só executaram esse plano em 1976 com a criação de outras cidades como Senador Guiomard e Epitaciolândia. Após isso, já em 1992, houve uma outra discussão em que foi proposta uma divisão territorial para os municípios do Acre onde alguns municípios perderam territórios e outros foram criados, chegando no número de 22 que compõem o Acre hoje.


Marechal Thaumaturgo passou a existir oficialmente em 28 de abril de 1992, mas decidiu comemorar aniversário em 5 de abril
A cidade de Marechal Thaumaturgo, por exemplo, passou a existir oficialmente em 28 de abril de 1992. Porém, decidiu comemorar o aniversário em 5 de novembro, data em que os brasileiros liderados por Thaumaturgo Gregório de Azevedo derrotaram tropas peruanas que tentavam se apossar das terras da Foz do Rio Breu até a Foz do Rio Amônia.

“Ou seja, eram sete, depois foram criados mais cinco ou seis e depois o restante que completa todo o estado. Esses municípios criados em 92 tem a mesma data, pelo menos na Lei de Criação dos Municípios, e adotaram essas datas como seus aniversários oficiais. Mas, algumas dessas cidades, por conta de sua própria história específica, que não a de criação do município. Então tem uma ‘ruma’ de cidade com datas muito semelhantes”, destaca.

Comentários