Por meio de requerimento dos vereadores Eduardo Farias (PCdoB) e Roberto Duarte (PMDB) o pequeno expediente desta terça (11) está sendo destinado aos esclarecimentos a respeito do possível aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Rio Branco.
Para participar da sessão, foram convidados os secretários de finanças, Marcelo Macedo e Ricardo Araújo da secretaria da cidade. Ambos expuseram que existe um equivoco com o aumento e estão com os técnicos dispostos a esclarecer e corrigir se for necessário.
“Existe um posicionamento equivocado quanto a cobrança, o que aumentou foi o número de contribuintes pagando por região e não o aumento das parcelas. Contribuintes que não pagavam antes, passaram a ser cobrados, deixando a inadimplência e deixando que a responsabilidade ficasse somente com quem já contribuía. Recadastramos os imóveis por área e passamos a cobrar. As vezes o cidadão não informa as mudanças que fez e acaba sendo cobrado, e para isso nossos técnicos estão a disposição para auxiliar, basta nos procurarem na rua Hugo Carneiro”, disse Ricardo Araújo.
No decorrer da sessão, o vereador Roberto encaminhou que fosse realizada uma audiência publica para demonstrar a população as mudanças e modo como a prefeitura chegou aos valores cobrados pelo IPTU.
“Hoje essa convocação foi feita para tentarmos entender como a prefeitura chegou a esses valores, pois a população nos cobra respostas e queremos saber se existe ou não um abuso nas cobranças feitas e por meio de audiência publica poderemos expor o assunto de moto que todos tirem suas duvidas”, destacou Duarte.
Victor Augusto / Ascom - CMRB
Comentários