Uma equipe do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), tendo à frente o ex-presidente do sindicato, João Batista Ferreira dos Santos, promoveu um protesto em frente ao hospital da cidade de Senador Guiomard por conta dos desmandos do diretor da unidade na manhã desta terça-feira (18).
Com o apoio da comunidade local e do sindicato dos produtores rurais e da população local, o movimento foi vitorioso, pois o secretário de Saude, Gemil Júnior, prometeu mudar a direção da unidade de saúde.
Em contato telefônico com o secretário de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), Gemil Júnior, este garantiu substituir o diretor do hospital até a próxima quinta-feira (20). A garantia da substituição foi dada ainda pela diretora da Sesacre, Giza Lopes. “A situação estava insustentável”, afirmou João Batista.
Conforme relatou o sindicalista, o diretor local teria planos de fechar no período da noite a maternidade, o setor de Raio X e o laboratório de análises e também a cozinha. O diretor teria ainda afastado os servidores da Funasa responsáveis pela realização dos exames de malária do alegando não poder fornecer alimentos.
Além disso, revelou o João Batista, a alimentação dos servidores é insuficiente e os servidores estão sofrendo com cortes de plantões e alterações nas escalas, a ponto de muitos dos trabalhadores estarem indo trabalhar em Rio Branco. “Nós tentamos contato com o diretor, mas ele se recusou a nos”, disse.
Além de João Batista, estavam presentes os sindicalistas Walace Leite, Aguinaldo Martins, Cida Alves e Jesus Xavier. O movimento contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município, representado pela secretaria geral, Maíra Chaves, e pessoas da comunidade local.
Comentários