Cruzeiro do Sul : Caminhada marca encerramento da campanha de Enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes


A campanha de enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pelo Centro de Referência Especializado na Assistência Social (Creas), encerrou nesta sexta-feira (19), com uma grande caminhada envolvendo estudantes da Escola Saõ José e Craveiro Costa. Quase mil alunos participaram do evento, que saiu do Morro da Glória e seguiu pelo Centro da cidade, pela área do mercado e encerrou no coreto.

A campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate a Exploração Sexual Infantil, levou durante toda semana palestras educativas para mais de 26 escolas, por educadores, policiais e psicólogos, orientando os estudantes a denunciarem os abusadores e os casos de crime sexual infantil que conheçam. De acordo com o coordenador do Creas em Cruzeiro do Sul, Clerton Souza, neste ano já foram  registrados pelo menos 20 casos de abuso de criança e adolescente na nossa cidade. O ano passado foram registrados 70 casos, e durante a campanha mais de 12 crianças procuraram os mediadores para fazerem denúncias.

“Nós estamos há uma semana com essas atividades alusivas ao 18 de maio, que é o dia D, dia onde nós nos reunimos, a rede e todos os órgãos de segurança pública , para coibir, para denunciar e convocar a sociedade para essa responsabilidade, de proteger as nossas crianças e adolescentes do abuso sexual. É um dever da família, da sociedade e dos órgãos de segurança pública. Ao final das palestras as crianças procuravam nossa equipe técnica para pedir orientações e denunciar”, relatou o coordenador Clerton Souza.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, enfatizou a importância do município realizar ações voltadas para prevenção e combate a exploração sexual infantil.

“Temos que cuidar das nossas crianças. É alertando, ensinando como as coisas acontecem para esses pequenos, que tentamos prevenir, para que esses casos não fiquem escondidos. As crianças que são vítimas muitas vezes acabam se sentindo culpadas pelo que os abusadores fazem com elas, enquanto na realidade elas tem que denunciar para que esses criminosos sejam punidos e não façam isso com outras. E é nessas palestras que os profissionais orientam, ensinam e mostram que as crianças são apenas vítimas desses abusadores. A prefeitura dá todo apoio para que mais ações como essa continuem sendo levadas para as escolas e para o público em geral”, finalizou o prefeito.

Assessoria







Comentários