Participei na manhã de hoje, no Senado Federal, do IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras. Foi extremamente importante a realização desse Fórum por conta do debate que envolve a implantação de uma política nacional de doenças raras que efetivamente atenda às demandas de mais de 13 milhões de brasileiros.
Atualmente alguns projetos tramitam na Câmara e no Senado para atender os portadores de doenças raras. Sua grande dificuldade é que precisam constantemente ingressar na justiça para ter acesso aos medicamentos e ao tratamento. Isso não é justo, não é razoável. Estamos trabalhando intensamente no Congresso Nacional para mudarmos essa realidade e tenho sido um forte defensor desta causa com a regulamentação de legislação específica, que já tramita na Câmara e no Senado.
Com isso, temos a possibilidade de estabelecer um sistema nacional de doenças raras onde o governo federal, os governos estaduais e municipais serão responsáveis pelo tratamento, pela disponibilização de medicamentos, garantindo acesso e dignidade aos portadores dessas doenças, através do projeto de Lei Complementar 56/2016, em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e com relatoria do senador Garibaldi Filho. Assim teremos um novo modelo, com acesso público e gratuito ao tratamento, sem a necessidade da judicialização do tratamento, como ocorre hoje, garantindo qualidade de vida às pessoas com doenças raras no Brasil.
Comentários