Especialistas alertam para importância da vacina contra gripe; campanha termina dia 26


Fabiana Sampaio

No estado do Rio mais dois milhões e meio de pessoas ainda precisam ser vacinadas contra a gripe.



A campanha do Ministério da Saúde termina na próxima sexta-feira (26). Mas a baixa procura pelos postos de saúde tem preocupado especialistas, que alertam para a importância da vacinação dos grupos prioritários. Neles, os sintomas da gripe podem evoluir para casos mais graves.



Estão entre os grupos vulneráveis crianças a partir de seis meses de idade e menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias do parto.



De acordo com a Secretaria de Saúde, desde janeiro, nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, provocados pelo vírus da gripe, já foram registrados no estado. Seis pacientes morreram.



Para a virologista da Fiocruz Marilda Siqueira,  a vacinação contra a febre amarela este ano pode ter desviado a atenção das pessoas sobre a importância de se imunizar contra o vírus da gripe.



Mas  alerta que a população deve se vacinar anualmente contra a doença, pois existem vários vírus da gripe e eles podem sofrer alterações.



A virologista Marilda Siqueira também explicou que a imunização contra a gripe não provoca a doença.



A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde.

Comentários