Manoel urbano : estudantes ficam sem trasporte escolar

060517-cotidiano-transporteescolarmanoelurbano-purusline
Ônibus ficou em manutenção na Capital, diz governo
Há 15 dias, mais de 170 alunos da área rural de Manoel Urbano estão sem assistir às aulas regulares, porque o ônibus que faz o transporte foi para o conserto e a Secretaria de Estado de Educação não colocou outro veículo.
Esse é só mais um capítulo da dificuldade enfrentada pelos estudantes de Manoel Urbano para sair das casas onde vivem em ramais e chegar à escola no núcleo urbano do município.
No ano passado, através do quadro “Acre real” a TV Gazeta mostrou que em Manoel Urbano existem apenas dois ônibus que fazem o transporte escolar. Eles rodam apenas pela BR-364. O veículo da prefeitura segue no sentido Sena Madureira e o do Governo do Estado vai rumo a Feijó.
A equipe de reportagem acompanhou esse ônibus e revelou como trafega acima da sua capacidade. No mesmo banco estavam espremidos três alunos, e ainda tem as péssimas condições do veículo.
A pior parte é que os ônibus não entram nos ramais: os estudantes precisam fazer longas caminhadas para ter acesso ao transporte. Crianças que precisam enfrentar a escuridão e os riscos da floresta.
Para completar esse cenário que dificulta o acesso à escola e compromete o aprendizado, nos últimos 15 dias, esses estudantes ficaram sem ir à escola. O ônibus teve uma pane e foi enviado para conserto em Rio branco e nenhum veículo foi colocado para substituí-lo.
Por telefone, o prefeito Tanísio de Sá informou que tinha um ônibus reserva, mas como Governo do Estado não pediu ajuda, não autorizou ajuda aos alunos. “Eles [governo] tratam a gente como se fosse inimigo. Só porque não sou da Frente Popular. Como era problema deles e não falaram, nada fiquei quieto”, revelou.
O chefe do Setor de Transporte da Secretaria de Estado de Educação, Mario Reis, informou que o ônibus foi consertado e já foi enviado de volta a Manoel Urbano e outro micro ônibus vai fazer a rota para evitar a superlotaçao em um veículo.
“Os ônibus voltam a rodar na segunda-feira fazendo o transporte normal e ficará por responsabilidade da escola a forma como vão recuperar as aulas perdidas”, explicou.

Comentários