O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco lançaram nesta sexta-feira, 5, no Teatro Plácido de Castro, o Programa ID Jovem, criado e implementado pela ex-presidente Dilma Rousseff para atender Jovens de 15 a 29 anos com acesso gratuito ou pela metade do preço a show, viagens interestaduais e eventos esportivos. O secretário nacional da Juventude, Assis Costa Júnior, apresentou os detalhes do programa e disse que foi no Acre que presenciou a maior festa para comemorar a chegada do ID Jovem. O deputado federal Léo de Brito e o deputado estadual Daniel Zen, além das secretárias Temyllis Silva, da Juventude de Rio Branco, e Dora Araújo, titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), estiveram presentes. O evento, marcado pela grande presença de estudantes, foi coordenado pelo assessor especial da Juventude do Governo do Acre, Weverton Matias, responsável por levar o programa para todo o Estado.
A governadora em exercício, Nazaré Araújo, destacou que o ID Jovem representa uma oportunidade a mais para os jovens adquirirem conhecimento com acesso a eventos culturais e viagens. Ela convocou os jovens a lutar contra tentativas de desmonte das conquistas da juventude, como o FIES e o ProUni, por exemplo. De seu lado, o prefeito Marcus Alexandre também destacou o protagonismo juvenil e pediu atenção ao debate que envolve as políticas para juventude. O prefeito agradeceu à presença do secretário nacional Assis Júnior ressaltando que o governo atual manteve os programas da presidenta Dilma Rousseff.
O vereador Rodrigo Forneck, cujo gabinete fará a articulação entre os entes administrativos e segmentos envolvidos, reafirmou seu compromisso em assegurar com que os jovens de Rio Branco sejam realmente alcançados por esse benefício. A SEMCAS, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) é a responsável pelo atendimento aos jovens interessados no ID Jovem.
Em todo o Estado, reafirmou Matias, o ID Jovem poderá atender mais 113 mil pessoas. Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto. O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.
Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos. A operacionalidade do beneficio está sendo delineada. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete, o que é feito dentro de uma série de regras. Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas também poderão acessar o benefício. Em Rio Branco temos 600 jovens em socioeducação que podem ser obter o ID Jovem.
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, segundo detalhou o secretário Assis Júnior, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto 8.537/2015. São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, a Lei 12.852/2013.
Ao final, o prefeito Marcus Alexandre lembrou que determinou aos CRAS que tenham total atenção às demandas do ID Jovem.
Saiba mais detalhes do ID Jovem em: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom
Fotos: Fagner Delgado/Asscom
Comentários