A Saúde do Acre recebeu uma excelente notícia na manhã desta segunda-feira, 29. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou a entrega de 10 novas viaturas para o fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento, em parceria com o Ministério da Saúde, nas novas viaturas chega a R$ 1,6 milhão.
As ambulâncias entregues pelo governador Tião Viana, em solenidade em frente ao quartel da Polícia Militar, contam com material de suporte básico, além de material de consumo como medicações, rede de oxigênio, prancha longa para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindros de oxigênio, material de parto, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual e infantil.
Durante a entrega, Tião Viana destacou a redução da mortalidade pré-hospitalar onde atua o Samu. “O Acre é o estado que mais aplica os recursos do Samu para atender as urgências e emergências. De 10 pacientes que chegariam a um hospital caminhando para a morte, conseguimos reduzir em três essas mortes só com a estrutura do Samu funcionando. Essas novas viaturas vão para os municípios, para as comunidades que mais precisam.” As novas ambulâncias serão disponibilizadas para os municípios de Brasileia, Rio Branco, Assis Brasil, Capixaba, Acrelândia, Bujari, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Feijó.
O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, destacou a importância do reforço para a garantia de um melhor atendimento em saúde aos moradores do interior do estado. “Nós estamos reforçando a estrutura desses municípios. Quem ganha com esses investimentos é a população, que percebe o esforço contínuo do nosso governo em oferecer uma saúde com mais qualidade”, disse.
🗞📲Mais de sete mil atendimentos por mês
Os números de atendimentos do Samu demonstram sua importância para o sistema de saúde. No Acre, por mês o serviço realiza mais de sete mil atendimentos em média. Desses, em mais de três mil são usadas ambulâncias, onde 370 profissionais se revezam na missão diária de salvar vidas.
O custo anual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Acre ultrapassa R$ 13 milhões. ”Os municípios vão receber essas viaturas novas. As outras, que lá estão, vão ser recolhidas para que possamos dar uma manutenção com mais tempo e garantir que os municípios nunca fiquem descobertos”, destaca Lúcia Carlos Luna, coordenadora do Samu no Acre.
A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no estado é de 32 ambulâncias. A unidades de alta complexidade, como o Huerb e o Hospital das Clínicas, estão em Rio Branco, a gente fica alegre porque percebe o governo continuando a investir na saúde, na educação e na segurança como áreas vitais para a inclusão social”.
Informou:
Via: Agência de notícias do Acre
Comentários