GOVERNO DO ACRE – Gladson e Marcus empatados com 46% das intenções de voto
O progressista Gladson Cameli e o petista Marcus Alexandre estão empatados com 46% da intenção de voto estimulado na disputa pelo Governo do Acre, segundo pesquisa TV Gazeta/Vox Populi. Brancos e Nulos somam 6%.
No voto estimulado, Marcus Alexandre tem um pequena margem de vantagem quando comparadas as performances na Capital e no interior. Em Rio Branco, Gladson consegue (no voto estimulado) 36% e Marcus Alexandre 54%. Já no interior, a desvantagem do petista é menor: Gladson fica com 54% e Marcus Alexandre 39%.
Na pesquisa espontânea, Gladson consegue uma pequena vantagem: 12%, enquanto Marcus Alexandre registra 9%. Na espontânea, Tião Viana é lembrado por 3% dos entrevistados. E Jorge Viana por 2%. Outros nomes somaram 4% das intenções de voto. Brancos e Nulos são 24% e Não sabem ou Não responderam 45%.
Segundo a pesquisa, o perfil do eleitorado do petista Marcus Alexandre é de um eleitor mais velho e com melhor renda e melhor escolaridade. O eleitor que tem a tendência de votar em Gladson é o contrário: mais jovem, com menor renda e menos escolarizado.
SENADO – Cenário para Senado também está muito disputado
Para o Senado, Jorge Viana é o preferido pelo eleitor na pesquisa Vox Populi/TV Gazeta. O nome do atual senador é lembrado para o primeiro voto por 27% dos eleitores. O segundo colocado é Marcio Bittar, com 15%; Major Rocha, com 14%.
O senador Sérgio Petecão aparece com apenas 11% das intenções de voto; Tião Bocalom com 8%; Ney Amorim empata com o peemedebista Vagner Sales com 7%.
O segundo voto na pesquisa estimulada para o Senado é liderado por Marcio Bittar com 18%. No segundo voto, Jorge Viana empata com Sérgio Petecão e Tião Bocalom com 13%. No segundo voto, Ney Amorim registra 9%. Vagner Sales tem 8% das intenções de voto.
PRESIDENTE – Lula mantém rejeição no eleitorado acriano
A acriana Marina Silva lidera as intenções de voto para presidência da República na pesquisa Vox Populi/TV Gazeta. De acordo com a sondagem, 27% dos acrianos disseram votar na ex-ministra ano que vem quando a sondagem inclui o tucano Geraldo Alckmin.
Jair Bolsonaro vem em segundo lugar com 22%. O militar só ultrapassa a ex-ministra na Capital, com 30% das intenções de voto. Lula está com apenas 20% da preferência do eleitor, com destaque para a performance do petista na Capital que cai para 14%. O tucano Geraldo Alckmin consegue 15%.
Quando a pesquisa coloca o tucano João Dória na disputa, a vantagem de Marina se amplia: vai para 33% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aumenta um ponto percentual e vai para 23%.
Lula diminui mais ainda a preferência do eleitor com João Dória na disputa. O petista cai para 19%. Na Capital, Lula despenca para 11% e só melhora a performance no interior com 25%. O tucano João Dória tem 10% das intenções de voto.
DESEMPENHO DO GOVERNO TIÃO VIANA –
Na Capital, maioria desaprova governo de Tião – No interior, performance é melhor avaliada pelo eleitor
A maioria do eleitor da Capital desaprova o governo de Tião Viana. Ao responder à pergunta “Aprova ou desaprova a maneira como Tião Viana está governando o Acre?”, 57% disseram “desaprova”. Apenas 34% disseram que “aprova” e 9% dos eleitores de Rio Branco disseram que “Não sabiam ou não responderam”.
A gestão do petista tem melhor resultado no interior: 53% aprovam, contra a desaprovação de 34%. 14% não responderam á pergunta ou não souberam.
No total, ficou empatado em 44% o número de eleitores que “aprovam” e “desaprovam” a administração de Tião Viana. 11% “não responderam ou não sabiam”.
Maioria da população considera desempenho de Tião “regular”
De acordo com a pesquisa Vox Populi/TVGazeta, 46% dos acrianos consideram a gestão de Tião Viana como “regular”. Os que avaliam a administração como “positiva” somam 26%, mesmo percentual dos que dizem que a gestão é “negativa”. Não sabem ou não responderam sobre a gestão do governo foram 2%.
A performance da gestão do petista só melhora na avaliação dos eleitores do interior: “regular” para 48% e “positiva” para 31%. A pior avaliação está no eleitor da Capital: 35% observam a gestão como “negativa”.
[Pesquisa
A pesquisa Vox Populi/TV Gazeta foi feita em 18 municípios entre os dias 15 e 23 de julho. Foram realizadas 600 entrevistas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.
FONTE: http://www.agazeta.
Comentários