Site Época NEGÓCIOS
Amazonia (Foto: Rock in Rio / Flickr)
O Brasil anunciou nesta terça-feira (14/11) na Cúpula do Clima de Bonn (COP23) que o desmatamento nas Áreas Amazônicas Protegidas (Arpa) em julho foi 28% menor que em agosto de 2016, seu segundo menor nível desde 1997.
saiba mais
O governo brasileiro informou estes números, baseados em dados do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), durante o encontro global que estuda como pôr em prática o Acordo de Paris de 2015 para atalhar o aquecimento global.
Desde que o Plano de Ação para a Prevenção e Combate do Desmatamento no Amazonas Legal começou em 2004, o desmatamento reduziu 76%, segundo este estudo.
"Estes novos dados mostram que o Brasil está realizando ações muito práticas e efetivas", afirmou em entrevista coletiva o ministro brasileiro de Meio Ambiente, Sarney Filho.
Segundo sua opinião, "o Brasil está reduzindo o desmatamento e por sua vez está construindo uma economia verde no Amazonas", mas não pode realizar esta tarefa sozinho.
Neste contexto, anunciou dois acordos de cooperação financeira com países europeus para contribuir para melhorar a preservação do meio ambiente no seu território.
Assim, o Reino Unido assinou um acordo para fornecer até 62 milhões de libras esterlinas (US$ 81 milhões) para dois programas florestais e a Alemanha se comprometeu a fornecer cerca de 61 milhões de euros (US$ 71 milhões) para o Fundo o Amazonas e um programa florestal.
Comentários