ASCOM/PMAC
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi desenvolvido no Brasil objetivando atuar na prevenção do uso indevido de drogas, bem como das práticas de estímulo ao ódio e à violência. No Acre, por meio da “Briosa” (popularmente conhecida) Polícia Militar, também chegou à sociedade acreana, mais especificamente nas escolas públicas, com esta mesma missão: afastar crianças e adolescentes do uso indevido de drogas, através de palestras de cunho educativo e conscientizador.
O Projeto teve início em nosso estado no ano de 1999 e já foram formados mais de 160.000 crianças e adolescentes. Neste ano, a PM já contabilizou mais de 9.583 alunos que passaram pelas instruções dos militares do Proerd.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcos Kinpara, além de levar as palestras de orientação pedagógica às crianças do 5° ano, o Programa também possui policiais capacitados para atuar no 7° ano, onde se encontram os adolescentes, e na formação dos pais dos alunos, no intuito de orientá-los acerca da formação de seus filhos.
“O objetivo da Polícia Militar por meio do Proerd é atingir todas as salas de aula de 5° ano do ensino fundamental existentes em nosso estado. Além de atuar no 5° ano, também estamos atuando com “Proerd Kids”, com o objetivo de dar orientações de segurança às crianças do 1° ao 4°ano do ensino fundamental”, ressaltou o comandante-geral da PM.
No estado do Acre, O Proerd já atendeu 13 municípios em 2018 e a expectativa é que, até o final do ano, mais de 15.000 atendimentos possam ser concluídos. Somente na Cidade do Povo, zona de vulnerabilidade social e de ocorrências, localizada no Segundo Distrito de Rio Branco, mais de 280 crianças foram certificadas.
Comentários