Açaí contaminado com fezes de barbeiro foi encontrado no mercado Elias Mansour em Rio Branco

AÇAÍ CONTAMINADO COM FEZES DE BARBEIRO FOI ENCONTRADO NO MERCADO ELIAS MANSOUR

Redação Folha do Acre

A prefeitura de Rio Branco divulgou nesta sexta-feira, 1, os resultados da análise do açaí comercializado em Rio Branco. A apresentação do relatório foi feita pelos secretários municipais de Saúde, Oteniel Almeida, e de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico, Elyson Souza, em coletiva à imprensa, na sala de reuniões da sede da Prefeitura.

Segundo o relatório, das amostras coletadas nos mercados do Conjunto Manoel Julião, Ceasa, Quinze e Mercado Elias Mansour, todos apresentaram resultados satisfatórios, exceto o laudo da amostra coletada no mercado Elias Mansour e entorno, que apresentou resultado positivo para fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A coleta das amostras foi feita durante os meses de novembro e dezembro de 2018, e de janeiro de 2019.

“Importante ressaltar que a fiscalização é rotineira e nos últimos dois anos nenhuma inconsistência foi encontrada. Desta vez, encontramos resultados positivos para a análise do protozoário transmissor da doença de Chagas, e iniciamos imediatamente os procedimentos protocolares”, explicou Oteniel Almeida.

De posse do resultado, o Poder Público Municipal iniciou os procedimentos de Vigilância em Saúde com ações preventivas e de orientação aos comerciantes que vendem o produto. A primeira medida foi retirar de comercialização o açaí de procedência desconhecida. Em seguida, o chamamento público para exames de prevenção, prioritariamente, as pessoas que tenham consumido açaí do Mercado Elias Mansur no período entre novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

Os exames poderão ser feitos no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), ao lado do Lacen. “O exame é gratuito e o resultado sai em três dias”, explicou o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, enfatizando é importante fazer o exame, pois a doença, numa fase crônica, pode levar a óbito. “No CAD haverá uma equipe para fazer especificamente esse tipo de exame, que é realizado de forma simples e rápida”, acrescentou.

Cartilha

As medidas para garantir a qualidade do açaí comercializado em Rio Branco incluem ações educativas voltadas aos comerciantes e os manipuladores do produto. Para tanto, a equipe de Vigilância Sanitária do Município preparou uma cartilha orientações de preparo, armazenagem e orientação da polpa de açaí de forma adequada, higiênica e segura.

Assessoria


Comentários