DEFENDENDO A PUBLICAÇÃO DA MP DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR - ENCONTRO COM MINISTROS
Ele Estive com Ministério da Educação e no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde me reuni com os Ministros Ricardo Vélez e Damares Alves. Fui acompanhado de Rick Dias, presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), e de Mike Donnelly, Diretor de Relações Globais da Home School Legal Defense Association (HSLDA). Na agenda com a Ministra Damares, também nos acompanharam Alexandre Magno, Diretor Jurídico da ANED, e Carlos Vinícius, pai educador e membro da ANED.
Fomos aos Ministérios defender a publicação da Medida Provisória sobre educação domiciliar (também conhecida como Homeschooling), além da necessidade de uma regulamentação que atenda as famílias que escolhem educar em casa. Como defendi em meu PL 10185/2018, acredito que o Homeschooling é uma questão de liberdade: é direito das famílias que elas eduquem seus filhos, dando a eles o melhor que podem oferecer. Mas isso não torna, de forma alguma, as escolas menos importantes. O que buscamos é preservar aqueles que optam por tomarem a educação dos filhos para si.
O Ministro Ricardo Vélez nos contou, inclusive, que ele próprio foi educado em sua casa durante um período de sua infância, em que fugiu da guerra civil colombiana e foi viver com a família em área rural. A Ministra Damares demonstrou empenho e amor à causa, pois ela própria gostaria de ter tido o direito de educar sua filha em seu lar.
Seguiremos trabalhando para que a educação domiciliar seja regulamentada, trazendo segurança jurídica a essas famílias que hoje estão desamparadas pela lei, correndo o risco de sofrerem sanções e até perderem a guarda de seus filhos.
Comentários