Por Kelton Pinho — Rio Branco, AC
Com vaga garantida na final após ser campeão do primeiro, o Imperador é o segundo colocado no geral com 25 pontos em 12 partidas. A campanha até a finalíssima foi de oito vitórias, um empate e três derrotas, 28 gols a favor e 11 contra.
O Atlético-AC chega a final após bater o Rio Branco-AC nos pênaltis na final do segundo turno. O Galo Carijó é o primeiro colocado na classificação geral com 31 pontos em 13 jogos. Invicto, o time celeste caminhou até a grande final com nove vitórias, quatro empates, 29 gols marcados e cinco sofridos.
De acordo com o regulamento, as equipes chegam em igualdade e não há vantagem de saldo de gols nos confrontos da decisão. Ou seja, será campeão quem somar quatro pontos nos dois jogos. Em caso de uma vitória para cada lado, independente do placar, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis. Os cartões também são zerados para a final.
Na atual temporada, os dois times já se enfrentaram três vezes e o Atlético-AC leva vantagem. Na fase de classificação do primeiro turno, o Galo Carijó venceu por 1 a 0. Na decisão do turno, empate por 1 a 1 e vitória do Galvez nos pênaltis por 5 a 4. Na semifinal do segundo turno, nova vitória do Atlético-AC por 1 a 0.
Oito vezes campeão estadual, o Atlético-AC tenta levantar a taça pela nona vez. O Galvez busca o título inédito da competição.
Atlético-AC
Téc: Álvaro Miguéis
No Galo Carijó a tendência é que o mesmo time que iniciou a decisão do segundo turno contra o Rio Branco-AC comece a partida desta sexta-feira. A única dúvida é o lateral-esquerdo Igor, que deixou o clássico com dores no tornozelo esquerdo e vai passar por avaliação nesta sexta. Caso não tenha condições de jogo, Matheus Damasceno, Weverton e Arthur Portella são as opções. O meia Marcílio e o atacante Bruno, recuperados de problemas musculares, estão à disposição do treinador Álvaro Miguéis, que não poderá ficar no banco de reservas por ter sido expulso contra o Estrelão, na última terça-feira. A equipe celeste pode iniciar a final com: Miller, Lucas, Gabriel, Douglas, Igor; Leandro, Marquinhos, Careca, Diogo, Araújo Jordão e Stênio.
Galvez
Téc: Zé Marco
Com a saída do goleiro Máximo, após a eliminação do Imperador na semifinal do segundo turno, o arqueiro Tião vai assumir a meta. O volante Wilson entra na vaga do lateral-direito Pedro Balú, mas o volante Renato atuará como lateral-direito. O meia Ciel começa a partida no lugar de Daniego. Dessa forma, o Galvez pode entar em campo com: Tião, Renato, Jô, Reginaldo, Wilson, Tiaguinho, Ciel, Neném, Binho, Jeferson e Adriano.
Árbitro principal: Fábio Santos
Auxiliar 1: Jean Carlos
Auxiliar 2: Mario Jorge Júnior
Quarto árbitro: Dejailton Santos
Adicional 1: Antonio Marivaldo
Adicional 2: José Costa Lima
Auxiliar 1: Jean Carlos
Auxiliar 2: Mario Jorge Júnior
Quarto árbitro: Dejailton Santos
Adicional 1: Antonio Marivaldo
Adicional 2: José Costa Lima
Ingressos
Os ingressos para a primeira final do Campeonato Acreano podem ser adquiridos a partir de duas horas antes da bola rolar pelos preços de R$ 20 e R$ 10 (meia), nas bilheterias da Arena da Floresta.
Transmissão
O GloboEsporte.com transmite a partida em Tempo Real – lance a lance –, a partir das 16h30 (do Acre).
Comentários