Nota de repúdio dos profissionais da UPA _ Sobral

NOTA DE REPÚDIO DOS PROFISSIONAIS DA UPA-SOBRAL
A equipe de assistência da UPA Sobral, vem por meio desta carta aberta externar sua indignação com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre –SESACRE, a qual, em meio a uma pandemia que assola todo mundo, tem demonstrado de forma clara e desrespeitosa, seu descaso com funcionários e
familiares destes profissionais que trabalham nesta unidade de saúde, que mesmo como todos os riscos evidentes da circulação do coronavírus (COVID￾19) seguem cumprindo seu papel nobre de atender a população, independente da patologia apresentada, da melhor maneira possível e continuar fazendo a
diferença na assistência de saúde da população acreana.

Apesar da UPA Sobral está localizada, geograficamente mais próxima da população, por ser uma unidade de porte menor, a SESACRE de acordo com sua avaliação classificou que esta unidade não poderia ser referência no atendimento do COVID-19. Isso não seria um problema caso, a UPA Sobral não
atendesse nenhum caso suspeito desta doença.
Na prática, a UPA Sobral tem atendido casos suspeitos e ainda, casos confirmados de COVID-19, os quais mesmo sendo encaminhados a unidade de
referência, no caso, UPA do 2º Distrito, ficaram sobre os cuidados de saúde dos profissionais que lá estão trabalhando dia e noite, com dedicação, mesmo em
condições não favoráveis, até que se fosse providenciado suas transferências.

Considerando que esta unidade de saúde é de urgência e emergência e porta de entrada para qualquer tipo de patologia, Considerando que os profissionais de saúde são um grupo de alto risco
para infecções respiratórias e em surtos anteriores do SARS e MERS-CoV, teve muitos trabalhadores acometidos, o que contribui consideravelmente para o aumento de situações de epidemias, Considerando que profissionais da saúde doentes reduz os recursos humanos e afeta diretamente a qualidade e efetividade da assistência em saúde.

Vem os questionamentos...

Qual a justificativa de desqualificar e desvalorizar os trabalhadores de saúde da unidade de urgência e emergência da UPA Sobral?

Nossas famílias tem menos valor do que as outras que também estão no mesmo grau de risco?

Qual justificativa para os profissionais desta unidade não terem sido capacitados como os outros?

Qual justificativa de somente as outras unidades que estão sendo porta de entrada APENAS para casos graves, estão sendo valorizadas financeiramente com suas insalubridades corrigidas?

Qual justificativa dos funcionários da UPA Sobral não serem valorizados da mesma forma, visto que pacientes que dão entrada na Upa da Sobral com sintomas do COVID-19, tem sua primeira assistência e aguardam, em isolamento, seu transporte para outra unidade que vai realizar o exame confirmatório?

O fato de não ser uma unidade sentinela, livra os profissionais do risco de serem contaminados e ainda levar essa infecção a seus lares e familiares?

Só por isso, nosso contato com o paciente não é tão insalubre, quanto a unidade escolhida para ser referência? Considerando que lá todos estão devidamente paramentados, enquanto os profissionais da UPA Sobral, que continuam a receber toda demanda, entre eles pacientes com sintomas respiratórios, sem saber qual a natureza e mesmo assim são atendidos, não estaríamos igualmente vulneráveis a unidade de saúde sentinela?

Nossa indignação, não é só como profissionais de saúde, é como cidadãos que confiam nos líderes que escolhem para cuidar da nossa população.

A indignação é como filhos, pais e mães de família que sai para trabalhar todos os dias em uma área de risco social, que nem policiamento temos e hoje esse risco é ainda maior por ser invisível, por não saber a que hora ou momento estaremos sendo acometidos por este vírus.

Aqui nosso registro de repúdio à SESACRE pelo tratamento de desvalorização aos profissionais de saúde desta unidade. Mediante todas as reflexões expostas, esperamos que esta forma de tratamento, seja vista como um equívoco da secretaria de saúde e que seja revista a atenção e valorização dada a esses profissionais que estão na linha de frente, tanto quanto os outros estão.

Atenciosamente, profissionais da UPA Sobral!

Comentários