Banco de leite em maternidade do Ac tem estoque baixo devido á covid-19 e saúde pede doações


Banco de Leite Humano disponibiliza dois postos de coleta, um no Hospital Santa Juliana e o outro na Urap Hidalgo de Lima.

Por G1 AC — Rio Branco
Devido à necessidade de isolamento social por causa do avanço do novo coronavírus no Acre, o banco de leite materno da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, está com o estoque de leite materno baixo. Essa redução se dá, principalmente, por causa da restrição de circulação das pessoas.
Atualmente, de acordo com a coordenação do Banco de Leite Humano da maternidade, mesmo com a contribuição das mãos já cadastradas, o banco de leite está muito abaixo. O Centro de Referência de Doação de Leite, hoje, tem disponível de apenas 10,5 litros de leite que que estão estão servindo de alimento para os bebês que estão com o peso abaixo de 1500 gramas.
O coordenador explica que o no estado tem 17 mães que colaboram e fazem as doações, sendo sete doadoras externas (mães que receberam alta com os bebês, mas alta e ainda contribuem) e 10 doadoras internas (aquelas que ainda estão na casa de apoio, Casa de Bárbara, ou que têm bebês ainda internados).
Um único pote de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos diariamente. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml é suficiente para nutrir a criança cada vez que ela for alimentada.

*Saiba como doar*

Para doar basta que a mãe esteja produzindo leite. Quanto mais a mulher amamenta , mais leite ela produz. Para doar, basta que a mão esteja saudável e não tome medicamento que possa prejudicar a amamentação.
Após a doação, todo leite que foi doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser dado a uma criança.
As interessadas em doar leite materno pode entrar em contato pelo fone: (68) 3224-1060. O Banco de Leite Humano disponibiliza dois postos de coleta: Hospital Santa Juliana e Urap Hidalgo de Lima.

*Covid-19 no Acre*

O novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta quarta-feira (8), informou que já são 58 casos confirmados da doença no estado. Nos últimos dias, o Acre registrou duas mortes em decorrência da Covid-19 em Rio Branco.
Os oito novos casos foram registrados, seis em Rio Branco, um no Bujari e outro em Plácido de Castro.
Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9) por complicações após serem diagnosticas com Covid-19.

Comentários