A crise na saúde causada pelo novo coronavírus impactou diretamente a logística, deixando assim, o Município quase desabastecido de medicamentos de primeira necessidade o qual são de grande importância, como: vacina de campanha, sangue, EPIs entre outros.
Para não permitir que a saúde pública do Município entre em estado de atenção por desabastecimento e os profissionais da saúde que estão na linha de frente do covid-19 - trabalhem sem equipamentos de proteção - a prefeita Maria Oliveira, fretou avião de Manaus para o Município de Ipixuna para fazer o transporte dos insumos para saúde e pacientes que estavam em tratamento na capital e não podiam retornar ao Município.
Na chegada da aeronave, a secretária de saúde, Maria Alcliener, esteve no aeroporto com toda equipe para fazer abordagem de segurança para evitar a chegada do novo coronavírus. Os pacientes que chegaram de Manaus, cumpriram quarentena na casa de apoio, na capital e estão isolamento social em Ipixuna, sendo acompanhados pela equipe de saúde.
Todos os pacientes, bagagens, caixas que chegaram no Município, passaram por dedetização. Parte dos insumos ainda estão vindo na balsa por não suportar a carga na aeronave, portanto, em algumas semanas o restante chega no Município. Os medicamentos foram adquiridos com recursos do governo federal para apoio no combate ao novo coronavírus (covid-19).
Comentários