Após morte de três servidores da saúde por Covid-19 , colegas fazem homenagem e protesto em frente a hospital no Ac


Profissionais fizeram homenagens para Cláudio José, Miriam Assis e Eudes Pinheiro na tarde desta quarta (10).
Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco 

Com cartazes, choro e muita emoção, servidores do Pronto-Socorro de Rio Branco fizeram uma homenagem para três colegas que morreram vítimas da Covid-19. O ato, realizado nesta quarta-feira (10), também foi marcado por protestos dos profissionais pedindo mais assistência e estrutura para combater o novo coronavírus.

Entre o sábado (6) e esta quarta, morreram três técnicos em enfermagem da unidade de saúde: Cláudio José Lopes de Araújo, Mirian Montefusco de Assis e Eudes Pinheiro.

Cláudio José morreu no sábado. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou, após a morte, uma nota lamentando a perda do profissional. O técnico atuava no Centro de Emergência Clínica, conhecida por sala vermelha da unidade.

Também técnica em enfermagem, Mirian Montefusco faleceu na terça (9). Ela trabalhava na ala pediátrica do pronto-socorro. Em nota, a Sesacre se solidarizou com os amigos e familiares e também lamentou a morte de Miriam.

A última vítima fatal da Covid-19 na área da saúde foi o enfermeiro Eudes Pinheiro, que morreu nesta quarta-feira (10). Pinheiro atuava na Emergência Cirúrgica do PS. Ele foi contaminado há 20 dias e ficou internado na UTI do hospital.

"Fizemos uma homenagem para eles, demos a volta no hospital e fomos no setor onde o Eudes trabalhava, fizemos uma oração. Deixamos nosso registro e pedimos atenção da sociedade sobre as estruturas. Nossos colegas estão morrendo", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Adailton Cruz.

Profissionais infectados

No Acre, 577 profissionais da Saúde já se infectaram com o novo coronavírus. Desse total, 187 são considerados curados, outros 108 em tratamento domiciliar e três morreram. A Sesacre informou que aguarda os dados do quadro dos outros 279 infectados.

Acompanhamento

No momento do ato, o corpo de Eudes Pinheiro era retirado pela funerária do PS. Emocionados, os profissionais acompanharam o carro e deram a volta na unidade.

"Ele trabalhava comigo na Emergência Cirúrgica. Ele ficou doente há uns 20 dias e agora faleceu. Fizemos uma caminhada em volta do hospital em homenagem a ele", lamentou Cruz.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren), Jean Lunier, disse que é lamentável se despedir de colegas vitimados pela doença.

"Infelizmente, não queríamos estar aqui fazendo essa homenagem, hoje já estamos com quatro profissionais vitimados e estamos fazendo essa última homenagem. Infelizmente, a saúde do Acre está assim, sem ter quem olhe para a gente", criticou.

Comissão

Para acompanhar mais de perto os servidores que foram infectados pelo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) criou uma Brigada de Combate a Contaminação dos Trabalhadores em Saúde.

A comissão foi criada por meio de um decreto assinado pelo secretário de Saúde, Alysson Bestente, e republicado no último dia 8 na edição do Diário Oficial do estado.

A comissão será coordenada pelo Núcleo de Humanização da Sesacre e, além de acompanhar os casos da doença entre os servidores, também vai capacitar e orientar sobre o uso correto de EPIs e outras medidas de segurança.

Comentários