"sempre fomos amigos e morreremos amigos", diz Bolsonaro a Caiado

“Sempre fomos amigos e morreremos amigos”, diz Bolsonaro a Caiado

“Sempre fomos amigos, morreremos amigos”. As palavras do presidente Jair Bolsonaro ao governador Ronaldo Caiado, na sexta-feira 5 de junho, indicam a retomada de uma aliança que estava estremecida desde o início da pandemia no País. A declaração de Bolsonaro ocorreu durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas, que atenderá pacientes com Covid-19 na região do Entorno do Distrito Federal.

Em 25 de março, um dia após Bolsonaro chamar a covid-19 de “gripezinha” durante pronunciamento na TV, o governador convocou uma entrevista coletiva em que indicou o rompimento da relação com o presidente. “Tanto na política quanto na vida, ignorância não é virtude”, disse o governador, à época. Na ocasião, Caiado chegou a afirmar que as declarações do presidente sobre a retomada das atividades não alcançariam Goiás, que cumpria período de isolamento social.

O presidente e o governador ensaiaram uma reaproximação em 11 de abril, quando visitaram juntos as obras do Hospital de Campanha de Águas Lindas na companhia do então ministro Henrique Mandetta, amigo de Caiado, que foi demitido na semana seguinte.

Na ocasião do evento, o clima era de respeito e admiração mútuos. Em seu discurso, Caiado agradeceu os recursos que o governo federal, sob gestão de Bolsonaro, investiu em Goiás de 2019 para cá. Pelas contas do executivo goiano, foram R$ 6,4 bilhões aplicados em várias áreas, como saúde, educação, infraestrutura e agronegócio. E agradeceu a oitava visita oficial do presidente ao Estado, em um ano e cinco meses de mandato. 

Do Jornal do Valle

Comentários